A 38ª Feira de Livros do Colégio Santa Maria encantou alunos, educadores e famílias com uma programação rica em literatura, arte e cultura. Realizada durante a Semana Pe. Moreau, que este ano teve como tema “À luz da ciência e da sabedoria dos povos: tempos de mobilização para a Fraternidade”, a Feira trouxe momentos significativos de aprendizado e celebração do conhecimento em suas múltiplas formas.
A Feira aconteceu no Ginásio de Esportes e contou com a presença de quatro livrarias, incluindo uma especializada em livros em inglês, oferecendo aos estudantes uma ampla variedade de títulos para diferentes gostos, idades e interesses. No centro do ginásio, um espaço especial chamou a atenção: a Tenda Cultural, que se transformou em um verdadeiro ponto de encontro para experiências artísticas e literárias ao longo do evento.
Com uma programação diversificada e envolvente, a Tenda Cultural recebeu contações de histórias realizadas pelos alunos do 6º ano e pela equipe da Biblioteca, oficinas de tirinhas com os autores Janaína de Luna e Pedro Cobiaco, oficina de Libras com alunos do Ensino Médio e apresentações musicais dos alunos dos Cursos livres de Teclado e Banda, além da Banda do Ensino Médio. A programação também contou com momentos de troca e aprendizado com autores convidados, como Guilherme Domenichelli, Lalau e Fabiana Prando, além de oficinas de ilustração conduzidas pelos ilustradores Aparecido Fernandes Norberto (Cidão) e José Wilson Magalhães, proporcionando aos alunos vivências significativas em diferentes linguagens.
Ao longo da semana, as turmas da Educação Infantil ao Ensino Médio visitaram a Feira acompanhadas por seus professores e tiveram a oportunidade de vivenciar a experiência de circular por um espaço dedicado ao livro, à leitura e ao conhecimento. Mais do que um momento de compra, a visita à Feira foi uma oportunidade para explorar novidades literárias do mercado, descobrir novos autores, trocar indicações entre os colegas e escolher, com autonomia, obras alinhadas aos seus interesses e faixas etárias. Além de incentivar o gosto pela leitura, a atividade também promoveu o desenvolvimento de habilidades importantes, como a responsabilidade e a autonomia, ao lidarem com dinheiro e troco durante as compras.
Já no sábado, a Feira foi aberta ao público e recebeu as famílias da comunidade escolar, em um momento de integração, partilha e celebração da leitura. As famílias puderam visitar as livrarias, conversar com os autores convidados e acompanhar as apresentações musicais na Tenda Cultural. O dia também contou com lançamentos literários especiais: o autor Lalau apresentou o livro “Abissais”; Luiz Carlos Sales lançou a HQ “Floresta Encantada”; Izidoro Dubena compartilhou os livros “Um dia na vila das abelhas” e “Um dia de saci”; e Janaina B’rãndi apresentou o livro “Reiki para crianças”. Esses momentos aproximaram ainda mais os estudantes do processo criativo por trás dos livros e valorizaram o contato direto com quem escreve e ilustra as obras que chegam às suas mãos.
A Feira de Livros do Santa Maria promoveu o encontro com diferentes expressões artísticas, ampliou horizontes, despertou a curiosidade e convidou toda a comunidade escolar a se encantar com o conhecimento. Pensada como uma ação educativa e cultural, a Feira reafirmou o compromisso do Colégio com uma formação integral, sensível às múltiplas linguagens e atenta ao desenvolvimento de leitores críticos, criativos e autônomos. Uma verdadeira celebração da leitura!


