Feiras de Livros são eventos promovidos para incentivar o hábito da leitura e aproximar a sociedade do universo literário! Participar de uma feira do livro é muito mais do que apenas comprar livros. É fazer parte de um movimento que valoriza a leitura e a cultura, uma experiência incrível para qualquer estudante!
Pensando em proporcionar essa vivência a toda comunidade escolar, o Colégio Santa Maria realiza todo ano a sua Feira de Livros durante a Semana Pe. Moreau. Este ano, chegamos a 37ª edição com o tema “Fraternidade e Amizade Social”.
O tema foi contemplado com uma belíssima Exposição de Arte dos alunos da Educação Infantil ao Fundamental I, e um Pote dos Desejos foi colocado no centro do ginásio, onde os visitantes poderiam deixar mensagens fraternas para a humanidade!
Dividindo espaço com os estandes das livrarias, o evento recebeu um Escape Room organizado pelos alunos do Fundamental II baseado na leitura das obras de Sherlock Holmes. Os visitantes tinham que desvendar enigmas para descobrir o criminoso e escapar do local. As narrativas de mistério fizeram sucesso na Feira de Livros!
Outra atividade interessante, que ocorreu na entrada do evento, foi a Oficina de Grafite promovida pelos estudantes do Ensino Médio, na qual visitantes de todas as idades puderam participar dessa divertida intervenção artística!
Nos dias 12 e 13 de setembro, as turmas do Infantil ao Ensino Médio visitaram a Feira de Livros acompanhados de seus professores e puderam explorar todas as livrarias, tendo a oportunidade de escolher literaturas que agradassem seu gosto literário e adequadas à sua faixa etária. Além de incentivar à leitura, o momento possibilitou que fosse trabalhada a autonomia nas crianças ao lidarem com dinheiro e troco, no momento da compra.
Já no sábado, 14 de setembro, a Feira foi aberta ao público e a visitação ocorreu junto aos familiares, com quem puderam compartilhar experiências literárias, escolhas de livros, e conversas com os autores e ilustradores convidados, dentre eles: Luiz Carlos Sales, escritor e avô de ex-aluna; Izidoro Dubena, escritor e pai de ex-alunos; Nívea Salgado, escritora e mãe de aluna; Fernando Couto de Magalhães e Mara Caloi, ex-alunos escritores; e Feyide Ajayi Olupona, escritor nigeriano e pai de ex-aluno que lançou o livro “Uma guerra chamada Biafra”.
Por mais um ano, a Feira de Livros reuniu toda a comunidade do Santa Maria em prol da valorização da leitura, da imaginação, da fantasia e do conhecimento transmitido através dos livros. Um maravilhoso evento cultural, artístico e literário!