Nem todos os que frequentam o colégio sabem disso, mas a Biblioteca Padre Moreau também está aberta no período noturno, especialmente para atender ao público da Educação de Jovens e Adultos. As demandas que temos com a EJA são diversas e passam por detalhes como oferecer livros com letras maiores e bastão para a melhor idade que está alfabetizando; promover atividades que estimulem o sentimento de pertencimento à biblioteca e modifiquem a sensação de deslocamento que muitos carregam dentro do contexto escolar; ouvir as histórias de vida dos estudantes e compreender as temáticas que os interessam; entre outros pormenores cotidianos que visam encorajar os alunos a continuarem estudando, apesar das adversidades.
No segundo semestre de 2024, demos as boas-vindas aos estudantes do Ensino Fundamental I, recebendo-os na exposição sobre o Folclore Brasileiro, com cordéis cantados sobre os principais personagens, como Lobisomem, Mula-sem-cabeça e Saci Pererê. Depois, fizemos um divertido jogo de bingo com adivinhas folclóricas e sorteio de livros.
Um dos maiores desafios com as turmas da EJA é o contato com a tecnologia digital. Por isso, preparamos um conto da autora Cora Coralina, tendo como suporte os chromebooks da biblioteca. Assim, foi possível não só ouvir, mas também interagir com a história. E todos gostaram muito dessa proposta!
Em outubro, para entrar no clima de mistério, contamos um divertido conto sobre o qual já falamos aqui. Já no mês de novembro, abordamos a trajetória de Laudelina de Campos Melo, mais uma importante mulher brasileira que merece ter sua história reconhecida. Para contar sua biografia, usamos como ponto de partida uma adaptação do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal. Nessa dinâmica, os próprios estudantes são os atores e encenam situações delicadas com as quais se identificam. A temática, nesse caso, foi o cotidiano das empregadas domésticas, trabalho que gera renda para muitas mulheres estudantes da EJA.
Também ampliamos a parceria com o Ensino Médio, recebendo alunos e professores a cada duas semanas, para que usufruam do espaço da biblioteca e façam aqui a leitura das obras adotadas pelas séries.
A obra trabalhada pelo 2º ano do Ensino Médio foi o livro Prisioneiras, do Dr. Drauzio Varella. Tendo em vista a temática pertinente e sensível, convidamos a Ir. Michael Nolan para um momento de conversa com os alunos, pois, reconhecemos sua vasta experiência na defesa jurídica de grupos minoritários, em especial de mulheres encarceradas. Nesse sentido, trouxemos mais uma perspectiva para as histórias do livro. Ir. Michael compartilhou sua trajetória e respondeu às perguntas dos estudantes, gerando um notável debate sobre justiça social.
Para encerramento do ano, preparamos a 3ª edição do nosso animado Sarau da EJA, sucesso entre os participantes do Ensino Fundamental II. Os alunos se apresentaram de diferentes formas e expressões artísticas, como: declamação de poesias, leitura de textos autorais, músicas, coral e danças, proporcionando momentos de trocas, interações e aprendizados!
Todos os projetos realizados em parceria com a EJA têm como objetivo tornar a Biblioteca parte significativa da formação escolar e cidadã de todos os nossos estudantes!