Exposição Vozes da EJA

A Biblioteca é sempre um portal para outros mundos — seja por meio da leitura e dos estudos, seja pelas interações sociais que nela acontecem. Embora alunos do ensino regular compartilhem os mesmos espaços que estudantes da Educação de Jovens e Adultos, a diferença de horários e de rotinas faz com que poucos conheçam o que acontece na escola após o término das aulas da manhã ou da tarde.

Pensando nisso, a Biblioteca, em parceria com a equipe da EJA, organizou a Exposição Vozes da EJA para apresentar quem são essas pessoas que voltaram (ou começaram) a estudar já mais velhas e para mostrar seus trabalhos escolares desenvolvidos ao longo do semestre passado.

A exposição apresentou atividades autobiográficas dos alunos, que compartilharam um pouco de suas trajetórias e complementaram esses relatos desenhando seus autorretratos. Entre as histórias, conhecemos pessoas como Seu Jesulindo, que estudou apenas um mês em sua cidade natal antes de precisar largar a escola para trabalhar na roça; e Dona Maria, uma mulher indígena que criou sozinha oito filhos e, com muito esforço, garantiu a eles o direito de estudar.

Em outra parte da exposição, alunos da EJA que já aprenderam a ler foram desafiados a gravar vídeos lendo em voz alta e a criar ilustrações para as capas dos livros que escolhidos. Todo esse material foi exposto e encantou os visitantes — em especial as crianças.

E, para completar, houve o dia em que os próprios alunos-autores visitaram a exposição e viram seus trabalhos em destaque. Esse momento foi especialmente emocionante, repleto de significado e orgulho para todos os envolvidos.

Para a equipe da Biblioteca é uma alegria poder contribuir para ampliar horizontes e criar conexões entre mundos tão diferentes. Porque, no fim das contas, sempre há algo que nos une!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima